Perguntas Frequentes

Que tipo de Yoga é ensinado no Espaço Santosha?

Hatha Yoga - O Hatha Yoga é a leitura tântrica (Índia medieval) do Yoga Clássico de Patãnjali, um caminho do Yoga que objetiva despertar a energia potencial humana através de esforço físico extremo, limpeza, purificação e meditação.

Os diversos estilos de Hatha Yoga apresentam uma prática intensa, forte e dinâmica, nos aspectos físico, mental, emocional e energético.

No Hatha Yoga há ênfase na prática de ásanas (posturas que são um assento e alinhamento para ao corpo e a mente), pránáyámas (controle da respiração e da energia vital) e shat karma ( purificações). Neste caminho avançamos do denso para o sutil, terminando com práticas energéticas, relaxantes e Meditação (samyama).

O yoga é uma religião? Ele está ligado à alguma religião?

Yoga não é religião e todas as religiões são bem vindas para praticar Yoga.  É uma filosofia espiritualista e universal que não contradiz a fé de ninguém. Uma prática de auto conhecimento que pode ser praticada por seguidores de qualquer crença ou ateus.

Quantas vezes por semana devo praticar?

  O Yoga é uma prática diária , mas nem sempre isso é possível. Duas vezes por semana é o mínimo para produzir evolução em médio prazo. Praticando três ou mais vezes na semana, você fortalece e energiza seu corpo muito mais rapidamente, o que lhe deixará estimulado a continuar a prática. Regularidade é fundamental para sua evolução.

E se eu não conseguir acompanhar a turma?

No Yoga o referencial é sempre você mesmo. É uma prática pessoal, de autoconhecimento. Aliás, se o vizinho coloca o pé na orelha, você nem deveria perceber, pois sua atenção é algo muito especial para ser dispersada no momento da prática, observando os outros. Ademais, nenhum de nós consegue fazer todas as posturas, e estas não são o mais importante da prática. Se você ficar perdido durante a prática, pare por um momento e perceba sua respiração, respeitando seus limites e observando ahimsá (não violência) consigo. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente as instruções do professor e perceber sua evolução.

 

Quem não tem bom alongamento consegue praticar Yoga?

 

Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa é de uma mente flexível. Com tempo e paciência a flexibilidade virá. O mesmo podemos dizer em relação à força. No Yoga trabalhamos dentro dos limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a consciência do próprio corpo. É a partir dai que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites.

 

Posso comer antes da prática?

É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Se for necessário, opte por  uma fruta, suco ou vitamina leve.

 

Como devo me vestir para praticar?

Use roupas leves próprias para exercícios, que não limitem movimentos. Praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e visualmente agradável. Isso aumenta nossa vontade de praticar. Retire anéis, pulseiras, brincos e relógios e não esqueça de desligar seu celular.

Preciso de algum material especial para fazer Yoga?

Se você tiver seu próprio mat (tapetinho) traga-o para a prática. Enquanto não tiver ou se não puder adquirir emprestamos os nossos. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor se julgar necessário. Limpe muito bem os pés para praticar. Na verdade o ideal é tomar banho antes da prática e não depois dela.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!