A importância de se manter flexível

19/04/2012 16:41

O estilo de vida que a maioria das pessoas adota nas grandes cidades, com muitos compromissos e sem tempo para se cuidar, repetindo posturas por muitas horas seguidas, por falta de amplitude nos movimentos, seja sentados ou em pé, além do sedentarismo, geram tensões musculares, dores localizadas nas costas, no pescoço, cansaço nas pernas e inchaço nos pés.

 

Com o passar dos anos os músculos vão se encurtando podendo trazer prejuízos a sua saúde física, limitando movimentos comuns da sua rotina diária como vestir as meias ou tomar banho.

 

Ao acordarmos pela manhã precisamos preparar nosso corpo para voltar do relaxamento necessário que obtivemos durante o sono. Espreguiçar, abraçar os joelhos e ir despertando o corpo e preparando as articulações e músculos para os movimentos.

Quando fazemos isso estamos alongando nossa musculatura, abrindo os espaços entre as vértebras, preparando nosso aparelho locomotor e favorecendo a circulação do sangue. Virando de lado e apoiando o braço na cama evitamos dores na coluna e região do pescoço.Inspire-se nos animais como os gatos e cachorros , sempre se alongando após despertar.

 

Com pequenas adaptações nos hábitos diários vamos nos lembrando de cuidar do corpo em um momento de atenção, auto-observação, consciência corporal até se tornar uma prática regular.Com uma pequena sequência de alongamentos já é possível em poucas semanas notar alguma diferença na mobilidade e no relaxamento muscular.

 

O alongamento é um processo de trabalho sub máximo. Visa a manutenção da flexibilidade existente e movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível. Não provoca riscos aos músculos esqueléticos, tendões e ligamentos.

Prepara a musculatura para qualquer atividade e pode ser feito por qualquer pessoa em poucos minutos.

Fazendo isso mantemos a nossa flexibilidade, que é uma das principais variáveis da aptidão física, relacionada a saúde e ao bem estar físico. É a amplitude máxima de um movimento articular.

A Flexibilidade é variável de acordo com :

  • idade,
  • sexo,
  • horário do dia,
  • temperatura ambiente,
  • individualidade biológica,
  • rotinas de treino ou praticas esportivas

A flexibilidade pode ser boa para determinados movimentos e limitada para outros.

O processo que leva ao ganho de flexibilidade articular e muscular, é o flexionamento que é o processo de trabalho máximo visando obter uma melhora da flexibilidade através de técnicas, no treinamento, de arcos articulares maiores que os naturais.

Feitos de maneira adequada os alongamentos podem trazer os seguintes benefícios:

- relaxam e reduzem as tensões musculares;

- ativam a circulação;

- melhora o transporte de energético;

- maior capacidade mecânica – força e amplitude de movimento

- adquirimos consciência e harmonia corporal;

- deixam os movimentos mais soltos e leves;

- previnem lesões;

- preparam o corpo para atividades físicas;

 

A prática de Hatha Yoga pode se enquadrar dentre as duas técnicas, já que buscamos realizar os asánas com grandes amplitudes articulares, dentro do limite de cada praticante, com controle respiratório que facilita o relaxamento muscular e a atenção.

Buscamos imobilidade e sem sentir dor podemos alongar um pouco mais e buscar novos limites enquanto nos observamos e respiramos profundamente.

E por falar em Yoga, pesquisa realizada por uma universidade no estado de Goiás concluiu que mulheres adultas num período de 12 semanas praticando hatha yoga 2 x por semana obtiveram aumento estatisticamente significativo na flexibilidade, baseado no teste de sentar e alcançar.

Do ponto de vista físico as práticas de Hatha yoga desenvolvem a flexibilidade e a força, pois os músculos são trabalhados em constantes alongamentos aliados a força isométrica.

Tá esperando o que para começar?

 

Mauricio Perrella é Educador Físico, Personal trainner e professor de Yoga. Proprietário do Espaço Santosha.
Artigo publicado originalmente no Site Yoga Way.