Gayatri Mantra

08/07/2010 11:03

O Gayatri é uma parte do Rg Veda ( O Hino da Criação) , e se diz que este mantra resume toda a sabedoria deste Veda. Diz a tradição que quem compreende o Gayatri compreende os Vedas.

OM BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACODAYAT


Existem muitas interpretações pessoais, e traduções feitas para o português a partir de outras línguas, comumente o inglês, mas a tradução LITERAL do sânscrito é:

"Que possamos meditar no ardor desejável do Deus Savitá*. Que ele possa impulsionar nossos pensamentos"

BHUR- Terra
BHUVAH- Atmosfera
SVAH - Céu
TAT- que
SAVITUR - Deus Savitá
VARENYAM - Desejável
BHARGO- calor, ardor
DEVASYA - do Deus
DHIMAHI- Meditemos (pensemos)
DHIYO - Pensamentos
YO- O qual
NAH- nossos
PRACODAYAT - possa impulsionar/extrair.
(Tradução direta do sânscrito pelo Professor Carlos Eduardo Gonçalves Barbosa)

*Deus Savitá- (SAVITUR)- Representa o sol que ilumina a Terra por baixo (à noite). O Sol que ilumina a Terra pela manhã é Surya, o Sol que ilumina a Terra à noite (por baixo) é Savitá. Ou seja, é o sol que aquece de baixo para cima. Savitá também está relacionado com o Deus Soma- o que faz as plantas crescerem, brotando de dentro da terra. Mais uma vez o simbolismo do desenvolvimento para o alto. Se extraia o Soma cantando louvores a Savitá, pedindo impulso que daria a inspiração poética, usada para escrever os Vedas. Este impulso de baixo para cima produz UNMANI- uma mente direcionada para o alto.
Este tema sobre o movimento de ascensão já aparece desde os Vedas, e na releitura tântrica do Yoga de Patañjali (Hatha Yoga) , vai tomar a forma de kundaliní, a força ígnea adormecida, mas uma vez sinalizando o caminho Yogi de promover a sua ascensão (de baixo pra cima, calor desejável).

O calor do Sol em inúmeras tradições simboliza o Conhecimento, a Sabedoria. Enquanto Surya é o Sol visível, o conhecimento revelado, exposto,desvendado, a expressão "o ardor desejável de Savitur" simboliza o desejo pelo conhecimento daquilo que está oculto, que não nos foi revelado, o mistério. O Gayatri é a expressão de um desejo (ardor desejável) de iluminação, de revelação do que está oculto, de crescimento espiritual. 

Meditemos sobre o calor desejável do Conhecimento ainda não revelado. Que ele possa impulsionar nossas mentes em caminho ascendente!

Namaste

Larissa Leal Gonçales