Yoga ou musculação?

24/04/2012 22:05

 

Musculação, como o próprio nome diz, treina a musculatura esquelética. Um método de treinamento neuromuscular dos mais seguros, se corretamente orientado e realizado. Baseado no conceito de sobrecarga utilizam-se pesos de mão ou halteres, além de barras com pesos e máquinas desenvolvidas com alta tecnologia e estudos biomecânicos, propiciando fácil manejo e segurança.

Desenvolve-se, como principal objetivo, entre outras capacidades físicas, a força e a resistência.

A musculação é uma atividade física que se utiliza de sobrecarga e repetições de movimentos corporais segmentados em séries promovendo saúde física e mental.

 

O YOGA tem por objetivo a harmonização dos corpos: físico, emocional/mental e sutil através de diversas técnicas diferentes, e entre elas destacam-se as posturas psicofísicas chamadas asanas, que são parte importante desse trabalho. No plano físico este trabalho aumenta a flexibilidade e a resistência muscular, tonifica os músculos e prepara o corpo físico para permanecer sentado, confortável e estável praticando outras técnicas que levam ao estado meditativo. Através de uma prática intensa de asanas, superamos limites físicos, mentais e emocionais. Buscamos o estado de equilíbrio. Yoga então é união com o seu ser interior em busca de autoconhecimento e libertação – Moksha.

O Yoga é uma ciência antiga nascida na Índia, um estilo de vida e uma ideologia que busca a evolução do ser íntegro: corpo, mente e energia. Também promovendo saúde e qualidade de vida.

 

Não podemos comparar uma atividade física com yoga e vice versa. As duas tem sua importância física e mental na rotina das pessoas, cada uma com sua origem, características e objetivos.

Dentre tantos benefícios que acabam se complementando e gerando outros benefícios, a lista abaixo destaca os principais.

 

Yoga – força, resistência e flexibilidade. Equilíbrio, consciência corporal;

Atenção no presente;

Clareza de pensamentos, criatividade;

Consciência e controle da respiração;

Produção, absorção e movimentação da energia vital sutil;

Concentração para entrar em estado meditativo;

Ajuda a lidar com o estresse e a ansiedade no dia-a-dia. Alívio de tensões;

Ampliação do dinamismo e da determinação para enfrentar desafios;

Melhora no relacionamento interpessoal;

Aumento da Resistência e da Capacidade Pulmonar;

Aumento da Saúde e Vitalidade;

Limpeza de órgãos internos;

Aprimora suas noções de alimentação;

Equilíbrio, Serenidade e Disposição.

 

Musculação – força e resistência muscular localizada de musculatura, tendões ;

Maior controle e coordenação muscular;

Consciência corporal;

Redução do percentual de gordura;

Tonificação ou aumento da musculatura esquelética;

Diminuição de incidência de osteoporose;

Aumenta a disposição;

Melhora a circulação sanguínea;

Fortalecimento do coração;

Melhora a autoestima.

 

Então se o seu objetivo é fortalecer a musculatura, perder peso, ganhar massa muscular, prevenir doenças do coração, problemas osteo-articulares entre tantos outros benefícios físicos, estéticos e de promoção da saúde, a musculação é uma ótima escolha. Um treino bem feito não leva mais que uma hora. Mas vale lembrar que qualquer atividade física deve ser praticada regularmente acompanhada por uma dieta equilibrada e é necessário o mínimo de três meses para que seu corpo se adapte à rotina de exercícios e de resultados, no caso de quem está iniciando uma atividade física.

 

Agora se o seu objetivo, além de fortalecer a musculatura e ganhar flexibilidade, for o de autoconhecimento, auto-observação, controle mental, relaxamento das tensões, (inclusive as musculares) ou meditação, então prefira praticar yoga.

Praticar yoga não é só na hora da aula, ali no seu tapetinho.

Observar seus relacionamentos interpessoais e intrapessoais, como você reage frente a determinadas situações, é ser vigilante dos seus pensamentos e atitudes. É estar presente, é para o dia todo e para a vida toda.

 

Na minha opinião o yoga pode influenciar seu treino na musculação já que você estará apto a concentrar-se mais e dar atenção plena para o movimento que você estará fazendo tornando seu treino mais seguros e eficientes. O yoga treina a musculatura de forma estática, isométrica fazendo com que os músculos trabalharem em conjunto o que contribui para o aumento de tônus muscular, aumento de força e resistência.

Já a musculação treina o músculo de forma dinâmica ou isotônica que contribuem para o desenvolvimento do volume, força, potência e resistência.

Boas práticas e bons treinos.

Namastê.

Mauricio Perrella é Educador Físico, Treinador Pessoal e Professor de Hatha Yoga. Proprietário do Espaço Santosha, em São Caetano do Sul – SP.

Artigo publicado originalmente no site Yoga Way